Os 15 feitos mais difíceis nos Games que caracterizam um Gamer HardCore

25/02/2012
Se acha impossível Zerar Mario World em minutos, eliminar os Grox no Spore ou destruir as weapons do Final Fantasy VII veja estes vídeos de gamers hardcore

Gamers Hardcore são definidos como aquele player que não se contenta com o comum. Se existe uma coisa possível de fazer no jogo, o Gamer HardCore irá fazer! Ele conhece todos os caminhos, todos os itens, todos os personagens, todas as possibilidades, todos os eventos do game e inclusive, já abriu todos os finais existentes por mais de 5 vezes.

O Gamer HardCore é forjado no calor da batalha gamenística e não usam cheats, gamesharks, bots e tretas afins. Geralmente eles provém de consoles dos primórdios do Universo Gamer, como o Atari, Nes, Snes e Mega Drive, vídeo games que não possuíam Memory Card ou HD e muito menos possibilitavam o Salve em qualquer momento do jogo ( existia os passwords e os almejados continues e olhe lá).

O Ah Duvido resolveu entrar nesse plano punk dos Video Games listando os feitos mais difíceis dos Games, típicos de Gamers Harcore. Se você completou metade dessa lista já pode se considerar um Gamer Hardcore de Médio Porte. Se você completou essa lista inteira o termo Gamer Hardcore é facilmente associado a sua pessoa. Confira:

15. Zerar Battletoads , Série The Ghouls & Ghosts, Saga Ninja Gaiden e Ikagura (NES/SNES/Game Cube e Arcade)

Os maiores e melhores clubes e ordens mundiais tem como iniciação alguns rituais. Se houvesse um Clube de Gamer HardCore o ritual de iniciação provavelmente seria finalizar esses games. Eles são simplesmente os games mais difíceis da geração passada. Zerar qualquer um deles já coloca você na nata dos gamers com grande potencial. Esses jogos residem na linha tênue entre o extremamente difícil e o impossível. Tolerância não é uma opção, é uma obrigação para quem pretende terminar um game desse nível de dificuldade e o “Game Over” é cortesia da casa.

14. Salvar todos os mudokons da série OddWorld (Playstation)

Em Oddworld você é Abe, um mudokon um tanto desiludido com a realidade em que vive, que decide se rebelar contra o sistema quando descobre que sua raça vai virar comida para a raça dominante do seu planeta, os Glukkons.
O jogo que roda em plataforma 2D é cheio de puzzles e tem como um dos seus objetivos salvar os muddokons da escravidão. Uma tarefa que, com toda certeza, não é fácil. Abe utiliza palavras de comando como “Hello” “Follow Me” “Wait” para auxiliar a fuga dos seus companheiros da RuptureFarm, porém nem sempre é ouvido e obedecido pelos colegas.

Tanto no game de origem quanto nas suas continuações, salvar todos os muddokons do seu triste fim é uma meta para um Gamer HardCore. Além do número exorbitante de personagens à serem salvos, boa parte deles ficam escondidos em locais que tem sua entrada camuflada pelo cenário. Paciência e uma ótima percepção dos ambientes apresentados no game são essenciais para cumprir com esse propósito.

13. Acabar Crash Bandicoot com 110% (Playstation)

Você terminou Crash Bandicoot com 100%. É, você é bom…. Bonzinho. Ok, vamos ser sincero, fechar com 100% é coisa de noob! Gamer Hardcore finaliza com 110% !

Por muito tempo os gamers pensaram que o limite máximo do Crash Bandicoot era de 105%. Contudo, um viciado de uma figa mostrou que todos estavam errado, finalizando o Game com 110% e largando a proeza na Internet.

Crash Bandicoot é um ícone do console Playstation. Com plataforma 3D, o jogo foi um tremendo sucesso no seu lançamento. As Fases são cheias de armadilhas e itens secretos. Para você fechar com 110% você tem que descobrir tudo no game e mais um pouco. Imagine como é fácil, imagine!

12. Destruir as Weapons do Final Fantasy VII e VIII (Playstation)

Quem nunca levou um golpe de 9999 dessas malditas Weapons não sabe o que é Final Fantasy. As Batalhas com as Weapons sempre foram interessantes, especialmente porque os demais inimigos do FF não são tão difíceis assim. Esses bosses são secretos e não fazem parte do enredo principal do game, por isso, é provável que muitos do gamers (não hardcore) finalizaram esses RPG’s sem ao menos saber da existência dessas monstruosidades.

11. 100% na DragonForce no Extreme usando joystick Guitarra no Guitar Hero (Wii)

Quantos dedos nas mãos você tem? Se a resposta for 10, eis aqui uma tarefa digna de viciado suprassumo dos games: fazer 100% na Dragon Force do Guitar Hero no Extreme usando o joystick Guitarra.

Como vocês poderão observar no vídeo, tem trechos da música que seria necessário ter quatro braços feito o Goro para conseguir passar sem errar. Mesmo perante tanta dificuldade, existem uns benditos viciados que cumprem essa façanha com facilidade. Eu não sou um deles ( 89 % suando muito).

10. Terminar Devil May Cry 3 no Very Hard (Playstation 2)

DMC é considerado um dos games mais difíceis de todos os tempos. Os gamers tremem no nível normal para terminar esse jogo….porém, finalizar no nível Very Hard está fora de cogitação para alguns. Cabe apenas aos maníacos da meia-lua e X  concluírem essa missão. Quem jogou vai entender perfeitamente o exagero da minha afirmação: deveria existir uma palavra nova para designar o significado de dificuldade do Nível Very Hard do Devil May Cry 3. Estou exagerando?

9. Finalizar Doom na Dificuldade Nightmare (Playstation)

Doom é um game levemente difícil…. no modo Normal. No Nightmare, Doom é quase impossível! São inimigos e bolas de fogo e plasma atravessando a tela e atingindo o personagem por todos os lados. Há quem diga que consegue fechar nesse modo sem levar um único ataque durante todo o game. Eu, pessoalmente, duvido de tal façanha. Se alguém já conseguiu, favor, relatar e provar nos comentários. Presumo que vou ficar na dúvida.

8. Pegar as 120 estrelas do Mario 64 (Nintendo 64)

Super Mario 64 é um game relativamente fácil. O jogo é bastante divertido. O objetivo do encanador nesse game é capturar as estrelas. Em cada uma das 15 fases do jogo há seis estrelas, que podem ser obtidas cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.

https://www.youtube.com/watch?v=hjQ1vYAcHQg

Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.

A obtenção das 120 estrelas é muito penosa, cabendo ao player muita paciência e persistência em descobrir a localização de todas. Geralmente quem finaliza esse game, desiste de conseguir as 120 estrelas, já que a partir da obtenção da septuagésima estrela é possível fechar o jogo.

7. Ultrapassar os 80 Hits no Ultra Combo do Killer Instinct (SNES)

Na época das revistas de games, existia um quadro que avaliava os records dos players. Entre os games avaliados estava o Killer Instinct. Lembro que o record ficou por muito tempo no ultra combo do Fulgore de 1642 hits. Até hoje não sei se isso é possível fazer no game. Porém, na época do SNES, sempre escutei que era impossível ultrapassar os 77 hits no Ultra Combo.

Como você deve saber, para toda a façanha que alguém realiza na vida, nasce um japonês para fazer trinta vezes melhor. E foi do Japão que surgiu a primeira prova dos 80 hits do Fulgore através de uma das mais famosas revistas de games da Era Snes/Mega Drive. Com o advento da Internet podemos verificar a perfeição no mundo dos games vindo de todas as partes do globo. Hoje é normal você assistir vídeos no Youtube mostrando grandes façanhas, não obstante, quando as revistas de video games eram o único meio de informação desse universo, era raro você ver alguém alcançar esse patamar, principalmente nos games de luta. Isso ocorria quando você conhecia aqueles “ratos de Fliperama” que tinham todos os combos decorados e que ganhavam do computador usando só uma ficha.

6. Eliminar os Grox no Spore (PC)

Sério amigo, se você conseguiu destruir os Groxs, passando de planeta em planeta, bombardeando ou mudando o clima, você não é humano.

Spore é um game único. Você cria uma espécie e passa por todas as fases de uma civilização. Na última, a Era da dominação espacial, você tem que interagir com outras civilizações que moram em planetas vizinhos. Dentre as inúmeras raças, existe uma completamente desagradável que, hora ou outra manda uma tropa para atacar suas cidades. Eles são os Grox, o maior império da Galáxia de Spore. A extensão da sua grandiosidade é de cerca de 2400 planetas que rodeiam o centro galáctico. Destruir tantas colônias Groxs é coisa para maluco! É um nível que vai além do Extremo Vicio em Spore. Para você ter noção, apenas chutando um por baixo, se você levar 30 segundos para dominar cada planeta, você levará aproximadamente 20 horas de jogo para dominar o império Grox. Conhecendo a dinâmica do jogo, sabemos que esse tempo é praticamente impossível de alcançar, sendo que, sem o uso do cheat, por mais dinheiro que você consiga, uma hora você terá que voltar para suas colônias para capturar e revender especiarias. Além disso, existem inúmeras outras complicações que gastam o seu tempo. Desse modo é provável que você leve, no mínimo, uns dois meses para eliminar o inimigo, jogando todos os dias pelo menos duas horas diárias. É ou não coisa para Gamer HardCore?

5. Fazer todas as quests das Sagas Fallout e Skyrim (PC/Play 3)

São tantas quests nessas séries que existe um Wiki especifico para cada título. Fallout e Skyrim tem uma dinâmica de jogo revolucionária, típica da Bethesda: nos RPG’s não existe roteiro definido. Desde o inicio do game você pode fazer o que bem entender. Os mapas são gigantescos e a maior parte dos NPC’s tem alguma função no game, iniciando eventos. Dá para imaginar o número de quests, não dá? Ainda temos que considerar a possibilidade de que certas quest impedem a origem de outras, assim, para fazer todas as quests dessas sagas é necessário zerar várias vezes esses games. Se você conhece alguém que tenha feito isso, por favor, não deixe de comentar.

https://www.youtube.com/watch?v=Fv1FQEwzun8

4. Terminar Super Mario World em menos de 10 minutos (SNES)

Aposto que todos que estão lendo esse post já terminaram o Super Mario World. Uns pegaram o atalho pelo caminho da estrela, outros abriram todas as fases, outros abriram apenas as fases necessárias para chegar no castelo do Bowser. O que poucos fizeram foi finalizar esse game em menos de 10 minutos!

Tempo atrás, houve um evento em alguns fóruns americanos da internet especializados em games, tal como os nossos GameVicio e Uol Jogos. Nesses fóruns, os moderadores  apresentavam alguns games Old School como Super Mario, Whirlo, a série Mega Man, Contra, Sonic, entre outros títulos, vinculado-os à desafios chamados “speedrun games”.

Ganhava o desafio o participante que postasse o seu vídeo com a obtenção do menor tempo para terminar o game proposto.  No desafio do Super Mario World poucos conseguiram a façanha de terminar em menos de 10 minutos. Isso porque para alcançar esse tempo tão reduzido exige uma perfeição espantosa. Eu simplesmente dei gargalhadas quando vi o vídeo de tão impressionado que fiquei. Infelizmente, achei apenas um vídeo do tempo de 10:11. Assiste aí e veja do que é que estou falando.

3. Zerar River Raid (Atari/Dactar)

Somente Senhores do Old School jogaram River Raid. Esse game originário do Atari possuía uma dificuldade excepcional. Sua missão é controlar um avião, desviar dos obstáculos, destruir os inimigos e abastecer. Tudo muito simples… até atingir certa etapa do game. A partir daí ficava extremamente difícil. Tão difícil que a história de “zerar o River Raid” era praticamente uma lenda que você ouvia falar. Sabe, daquelas histórias do tipo: “Eu ouvi dizer que o amigo do primo do vizinho do irmão do padeiro conseguiu zerar”.

2. Ver todos os finais do Chrono Trigger (SNES)

https://www.youtube.com/watch?v=qra58Uo7OoA

Chrono Trigger é um clássico do SNES. Esse RPG tem uma história riquíssima. Todavia, o que torna o jogo muito atraente é que qualquer escolha pode alterar o final. São 14 finais diferentes, cada um dependendo de uma série de eventos. O game é bastante longo, logo abrir os 14 finais demora um pouquinho. Nada que uma motivação de ouro não resolva…. ou muita força de vontade. Lembro que eu gastei uns trocados alugando o cartucho na locadora até ver todos os finais.

1. Pegar as oito estrelas do Braid (PC)

Terminar Braid já é uma tarefa exclusiva de Gamer HardCore. Não me venha com o papinho de que Braid é fácil que você estará mentindo na maior cara de pau. Enfim, fiquei “empolgadasso” quando finalizei Braid e peguei todas as peças dos quebra-cabeças. Mas a minha felicidade se mostrou ilusória quando um amigo pergunto sobre algo que desconhecia.

Primeiro, ele perguntou se eu já havia zerado esse jogo e  sem demora respondi: “_Fechei e peguei todas as peças do quebra-cabeça”. E então que o meu mundo caiu quando ele retrucou: “_E quantas estrelas você pegou?”.

Estrelas? Como assim ESTRELAS? QUE PORRA É ESSA DE ESTRELAS!!! Descobri que o jogo não terminava onde imaginava. Tinha mais oito estrelas para serem adquiridas. Que puta trabalhão mermão! Só existe uma formula para resumir o que é pegar esses itens secretos no Braid: 8 estrelas = Pain! Sem mais.

Visto o tema do post,

Antes de encerrar,

Devo dizer que existem níveis na Hierarquia dos Gamers HardCore. No topo está os Gamers HardCore dos jogos Online, em especial, dos MMORPG’s. Não irei me aprofundar muito no tema porque em breve farei um post especifico sobre isso, apenas gostaria de colocar a par quem desconhece esse universo: os HardCore nos jogos Onlines vão além da compreensão humana. Nesse segmento existem viciados como o caso do Japonês que morreu após ficar 4 dias consecutivos jogando sem parar World of WarCraft.

Confesso que joguei por um tempo alguns jogos Online, como o Perfect World e me deparei com esse universo bizarro. E quando digo bizarro me refiro a o que uma pessoa pode fazer para obter alguns itens desses games. Em certo período do PW brasileiro, por exemplo, apenas era possível conseguir uma arma chamada “Deus da Guerra” quem comprasse cash (dinheiro do jogo comprado com dinheiro real) o suficiente para forjá-la. A pessoa teria que desembolsar cerca de 36 mil reais para conseguir os itens suficientes para forjar essa arma. E acreditem: tinha gente que tinha!

Conheci pessoas que gastavam 10 a 15 mil reais por mês em cash. Também escutei casos de gente que vendeu carro e moto para comprar o dinheiro do game.

Um dia, conversando com um amigo que já jogava há vários anos uma dezena de MMORPG’s , fiquei sabendo que isso é pouco perto de alguns outros casos que ele contou. Se você conhecer algum caso semelhante sobre esses tema, por gentileza, deixe nos comentários e contribua com o próximo post.